Editorial

Aníbal dos Portões

21/08/2021 às 05:30
Atualizada em 21/08/2021 às 05:30.

Conta a História que, após Aníbal Barca vencer o exército romano na Batalha de Canas, em 216 a.C., um dos generais romanos fugiu e mandou uma mensagem à capital: "Aníbal está nos Portões". Tal expressão entrou para a História como um termo associado à urgência e ao perigo que uma situação impõe aos seus envolvidos.

A pauta da preservação ambiental e da sustentabilidade fez morada silenciosa na imprensa mundial, nacional e até mesmo na regional. Entre os exemplos estão a regulamentação do "ICMS Ambiental" e os temores de mais uma crise hídrica na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo os municípios do Alto Tietê.

Um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU apontou, no início do mês de agosto, que o impacto da ação do homem na mudança das temperaturas já atingiu os níveis irreversíveis. Chegamos a esta etapa da História com duas das mais populosas cidades do Alto Tietê em momentos diametralmente opostos em um assunto de interesse comum.

A apresentação do projeto da PPP dos Resíduos Sólidos de Suzano contrasta de maneira aterradora com as recentes movimentos entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Mogi das Cruzes sobre o novo contrato emergencial assinado com a Peralta Ambiental: dúvidas que não pairam apenas sobre o contrato, mas sobre a condução da política pública ambiental do município em um assunto crucial como a destinação do lixo residencial.

A questão ambiental não é mais uma plataforma partidária, mas um problema de gestão a ser resolvido em todas as esferas, por todos os atores políticos. Mas o que vemos ainda, em algumas cidades e alguns casos, é o velho olhar para um problema que não é novo, mas que mostra suas consequências de forma mais nítida, e sobre a vida das pessoas, com consequências que ficarão para as próximas gerações, para o bem e para o mal.

Nos livros de História, as tropas de Cartago não seguiram diretamente para Roma, que se preparou e derrotou Aníbal Barca anos mais tarde. A mudança climática, diferente de Aníbal, sabe vencer uma batalha e sabe usá-la.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por