Saúde Funcional

luiz
luiz - FOTO: divulgação

As rachaduras no mamilo surgem especialmente nas primeiras semanas de amamentação devido à pega incorreta do bebê. Pode-se desconfiar que o bebê esta pegando a mama de forma incorreta quando ao parar de mamar, o bico do peito estiver amassado. Se estiver, é muito provável que a pega esteja incorreta e que no dia seguinte surjam as fissuras e o sangramento.

Para curar deve-se continuar amamentando, mas sempre verificar se o bebê está fazendo a pega correta. É importante continuar dando "mamá" se surgirem fissuras ou sangramento até mesmo, porque o próprio leite materno é um excelente combatente natural para curar os mamilos rachados.

Para curar a rachadura no mamilo mais rápido é aconselhado que, sempre que o bebê termina de mamar, se passe algumas gotinhas do próprio leite em todo o bico, deixando secar naturalmente. Este passo é muito importante porque o leite é hidratante e tem tudo o que a pele precisa para cicatrizar sozinha.

Fazer cerca de 15 minutos de topless diariamente, durante o período de amamentação, também é uma ótima forma de proteger os mamilos e combater as rachaduras, mas o horário mais adequado para se expor dessa forma no sol é pela manhã, antes das 10 horas ou depois das 16 horas, porque é preciso estar sem protetor solar.

No banho é recomendado passar apenas água e sabonete na mama e depois secar com movimentos suaves, usando uma toalha macia. A seguir devem-se colocar as rosquinhas de amamentação dentro do sutiã porque isso ajuda a manter os mamilos mais confortáveis e secos, evitando atritos com tecido e infecções.

A chamada rosquinha de amamentação, que como o próprio nome já diz é uma rosquinha, feita com fralda pequena ou pano de boca que é colocado ao redor da aréola. São fáceis de confeccionar e muito útil para mamãe que terá mamilos mais saudáveis desta forma continuará amamentando e esse ato é fundamental para saúde funcional do bebê em toda sua vida.