Saúde Funcional

luiz
luiz - FOTO: divulgação

Casos de infartos, insuficiência cardíaca, arritmias vem trazendo uma preocupação aos pacientes infectados pela Covid-19.

Em caso de miocardite, o sistema imunológico do corpo reage e tenta se livrar da inflamação ou infecção em resposta a algum outro ataque. Quando o corpo sofre de doenças como a artrite reumatoide ou qualquer outra doença infecciosa, a resposta da imunidade à inflamação é anormalmente exagerada. Já no caso de pericardite, a inflamação está no revestimento dos músculos do coração, apesar de ser outra localização, a resposta do sistema imunológico do corpo é semelhante.

A lesão miocárdica, evidenciada por biomarcadores cardíacos elevados, foi reconhecida entre os primeiros casos de Covid-19, na China. O relatório do Conselho Nacional de Saúde da China relatou que quase 12% dos pacientes sem doença cardiovascular (DCV) conhecida apresentaram níveis elevados de troponina ou parada cardíaca durante a hospitalização

O resultado do exame de troponina em pessoas saudáveis será negativo, pois a quantidade de proteínas liberadas no sangue é muito baixa, sendo pouco ou não detectada.

Já quando o resultado é positivo, significa que existe alguma lesão ou alteração no funcionamento cardíaco, porém, valores muito altos, normalmente é um sinal de infarto, mas valores menores podem indicar outros problemas, como por exemplo, batimento cardíaco muito acelerado, pressão arterial elevada nos pulmões, embolia do pulmão, Insuficiência cardíaca congestiva, inflamação do músculo do coração, traumas causados por acidentes, doença renal crônica.

Infelizmente, não existe nenhuma proteção específica para evitar os problemas cardíacos decorrentes do Covid-19 e de nenhuma outra virose. A rapidez da cura ajuda muito a diminuir o risco das complicações, mas o processo é muito individual e requer repouso. Um dos fatores de risco para a miocardite é justamente o retorno ao esporte após uma virose, sem que tenha havido a recuperação completa.

Doutor Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e presidente da Comissão de Saúde do Lions Clube Mogi das Cruzes.