Tristezas políticas e egoísmo

Olavo Câmara
Olavo Câmara - FOTO: divulgação

Quando o egoísmo toma conta das pessoas tudo fica muito difícil. É o que está acontecendo na sociedade brasileira. Caso fosse possível eliminar a bandidagem, a vida dos brasileiros seria como um jardim. A vida dos humanos é como um jardim com flores belíssimas e perfumadas.

Já reparou que em um jardim se encontram flores de todos os tamanhos e com cores diferentes? Algumas têm raízes profundas e crescem muito e outras são rasteiras e crescem muito pouco. Os humanos deveriam transformar as suas vidas como um jardim. Para que as flores não morram é preciso regá-las, excluir as pragas ao redor, principalmente os políticos desonestos, e todos os dias verificar se alguma está murchando pelo excesso de calor.

Temos ainda plantas que curam e outras que são venenosas e matam (como os políticos corruptos). Aprofunde as suas raízes e desenvolva sementes, ou seja, ou teus descendentes para que se tornem pessoas dignas como flores perfumadas. Hoje, neste mundo de velocidade, as pessoas murcham com facilidades e outras apodrecem em presídios (como os criminosos de toda espécie) ou mesmo em lares destruídos pelos crimes que cometeram.

Procure, diariamente, regar o seu jardim da vida, evitando friezas, fraquezas e ingenuidades que destroem as pessoas por não vislumbrarem uma vida descente ou não apontarem objetivos e metas.

Cuidado com as tuas palavras! Há seres humanos que saberão te perdoar, mas outras jamais perdoarão e ficarão magoados para sempre se tornando inimigas. Fortaleça o caráter e siga em frente. Assim, não seja "fantoche do destino", procure sempre se autodominar, e, a cada dia procure eliminar erros e fraquezas.

Em nossa convivência diária nos deparamos com pessoas espinhosas, quer em nossos lares, nos ambientes de trabalho e na sociedade como um todo. Por isso, é preciso aprofundar as raízes e nada te derrubará. Compare as estações do ano. Distribua perfumes do seu coração e da sua alma para os semelhantes.

Olavo Arruda Câmara é advogado, professor, mestre e doutor em Direito e Política