Livro dos amigos: amigo!

Raul Rodrigues
Raul Rodrigues - FOTO: Daniel Carvalho

Por onde andam os livros? Em que caminhos se aventuram e em que mãos foram parar? Envelheceram! Ou perceberam que eram privilégios de poucos, de tão poucos, que resolveram se esconder por vergonha de nunca serem o que desejavam ser? Ou viraram pesadelo ao ver o amor transformar-se em dinheiro, compaixão em exploração, visão em desilusão? E aqueles livros que desde menino nos fortaleceram na preparação para a vida, crendo que um dia, com a colaboração deles, tudo mudaria?

Se recuperados: proposta de rica saga? Sim, livros, de uma nova saga, de um novo mundo, em lugares tão próximos de nós, imagináveis, de infinita beleza, onde não haja ódio, traição, miséria nem dor? Onde estão? Esmagados pela liberdade ilusória de uma vida materialista, plena de títulos e status? Em busca de um sucesso passageiro num mundo de simulações?

De crianças, escravos dos impulsos, para adultos, escravos dos hábitos: o único meio de liberdade é recriar, pelo livro, a esperança de antes e voltar a sonhar. E quando, libertos da escravidão dos hábitos, o livro como resumo de uma vida, da Vila Hélio até a Marbor, rimos, cantamos sem parar, alegria impar! Melhor quando se percebe que o livro reflexo de um mundo vivido nos devolve aquele alento, suporte de construção, para novos hábitos. É só voltar a recriar e, na continuidade, entrar em um novo labirinto: o reencontro, a ponto de se perceber que nem tudo foi ilusão!

O livro, reflexo do construído, é alento, desejo da Alma, eterno alimento! Nele, nos livramos das linearidades do dia-a-dia, quebra de algemas, cria-se asas, e voa-se para bem perto de tudo que é afável, sublime e justo. Adentramos o mundo da imaginação e dele podemos retirar com toda pompa o vivido no mundo real. Ao término desse livro, de consciência tranquila, nos perceberemos serenos, íntegros de alma limpa, prontos para lutar e transformar em realidade o sonho que sempre foi a mensagem de todos os livros.

Raul Rodrigues é engenheiro e ex-professor universitário