Artigo

Saúde Funcional

Luiz Felipe da Guarda
24/09/2021 às 05:30
Atualizada em 24/09/2021 às 05:30.
divulgação

divulgação

Mesmo compondo 15% da população mundial, pessoas com deficiência ainda são consideradas uma minoria, isso porque apesar de serem mais de 1 bilhão, ainda há muito preconceito e intolerância a esse grupo.

A recente Lei No 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, assim conceitua a expressão "pessoa com deficiência":

"Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas".

Desse ponto de vista, a participação da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é essencial, sendo incorporada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a CIF constitui um instrumento de abordagem e de orientação em todo o mundo.

Atualmente as políticas públicas através dos seus conselhos (municipais, estaduais e federais), poderes legislativos, judiciários e executivos vem fortalecendo o debate sobre esse público que por muitos anos na história ficaram esquecidos e muitas das vezes desprezados, sabemos que ainda temos muito para evoluir, mas já é possível enxergar caminhos e meios para uma construção de novas políticas, quem sabe através de uma participação maior da sociedade nos conselhos municipais da pessoa com deficiência com pessoas que de fato possam contribuir e apontar aos poderes legislativos e executivos as necessidades para uma melhor qualidade de vida, acessibilidade, oportunidades, empregabilidade, saúde digna, esportes adaptados entre outras formas de melhorias para pessoas com deficiência.

Recentemente ficou claro que a condição não se trata de uma patologia que o indivíduo carrega, mas de um obstáculo do ambiente que a sociedade deve remover, tanto física quanto socialmente, afinal todos somos pessoas e é isso que deve ser o mais importante aos gestores.

Doutor Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e presidente da Comissão de Saúde do Lions Clube Mogi das Cruzes

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por