Editorial

Luta contra pedágio continua

24/09/2021 às 05:30
Atualizada em 24/09/2021 às 05:30.

Será preciso canalizar muita força e criar muitas iniciativas para evitar a construção do pedágio na rodovia Mogi-Dutra (SP-88). A cada manifesto, movimento e reclamação de autoridades ou sociedade civil ligadas a Mogi das Cruzes, a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) rebate com tranquilidade, insistindo que as obras que serão realizadas em área urbana do município como contrapartida à instalação do pedágio trará benefícios para a cidade e demais do Alto Tietê.

As obras incluem duplicações, pavimentações, construção de faixas, implantação de viadutos, passarelas, adequação de pontos de ônibus, novos pontos de iluminação pública, entre outras. Mas, Mogi não quer essas obras como troca do pedágio. Pelo contrário, muito se discute sobre o isolamento que a cobrança aos veículos causará na cidade e como essas intervenções em áreas urbanas transformará Mogi em um ponto de passagem.

Os argumentos usados pela Artesp são os mesmos desde quando se aventou a possibilidade da construção da praça de pedágio na Mogi-Dutra. A Agência de Transportes do Estado relembra que a decisão, em audiências públicas, contou com ampla participação de vários entes da sociedade, incluindo lideranças políticas e a própria comunidade. Na verdade, a Artesp reuniu as contribuições que lhe interessou, mas impôs o pedágio. Por fim, insiste, há quase dois anos, que o diálogo seguirá sendo elemento fundamental para a implantação do projeto, que, segundo ela, levará desenvolvimento e oportunidades para a região.

Se a opinião dos mogianos fosse tão importante, bastaria aceitar o "não, obrigado" da população, entendendo todos os argumentos contrários para o andamento do projeto. Como isso não vai ocorrer, é hora de mostrar força. O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) quer agendar uma reunião diretamente com o governador João Doria (PSDB), o mais rápido possível, para tentar desarticular o movimento da Artesp. Já o movimento Pedágio Não, após realizar carreata no domingo passado, também quer se encontrar com o governador. Dificilmente um "não" é tão afirmativo quanto neste caso.

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Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

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