Saúde Funcional

luiz
luiz - FOTO: divulgação

A hidratar, de onde surgiu essa palavra? Significa manter ou aumentar a quantidade de água num corpo ou substância.

O corpo humano saudável e funcional é formado de aproximadamente 60% de água, em adultos, e 80% em crianças. É o principal componente das células, também sendo encontrada fora delas. Nas vísceras e nos músculos estão localizadas as células que mais possuem água e também circulando pelas veias e artérias, ajudando na formação do sangue, além de participar da formação de parte de todas as secreções glandulares do corpo. Ao entrar em contato com o meio, o suor evapora na superfície da pele, causando o resfriamento do corpo, além disso, é fundamental para o funcionamento do nosso corpo, e uma de suas funções referem-se à capacidade de Oxigênio, sais minerais e outros nutrientes que são transportados pela água presente no corpo, já que ela compõe o plasma sanguíneo. A água ainda tem outra importante função como protetora das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso e são formadas por substâncias ricas em água, fornecem proteção a esse sistema. Os fluidos articulares também possuem água e protegem os ossos do atrito. Por fim, o líquido amniótico protege o feto durante o seu desenvolvimento.

Todos os organismos vivos apresentam de 50% a 90% de água em si. O próprio corpo humano é constituído em 70% por água que, em constante movimento, hidrata, lubrifica, aquece, transportam nutrientes, elimina toxinas e repõe energia, entre inúmeras outras utilidades. Por tudo já citado não tem como negar a importância da água para o nosso corpo.

Segundo especialistas, geralmente a ingestão diária de água recomendada é de 2L a 3,5L, podendo essa quantidade variar de acordo com a idade, prática de atividades físicas, algumas doenças, e outros fatores. A hidratação também pode ser feita através dos alimentos, que apenas se diferenciam por conter mais ou menos água. Não espere ter sede beba água e tenha uma saúde funcional exemplar.

Doutor Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e presidente do Comitê de Saúde do Lions Clube Mogi das Cruzes