A escola de Jesus II

Mauro Jordão
Mauro Jordão - FOTO: 00001

A escola de Jesus não tem ensino à distância (EAD), os seus ensinos são feitos de forma presencial, o Mestre no convívio com os alunos, como aconteceu com os seus discípulos no inicio do seu ministério: tão perto que pudesse tê-los ao alcance do toque da mão, de argumentar pela razão e de amá-los de coração.

Ele quer que cada um dos seus alunos tenha uma reputação social formada de um caráter inabalável aprendido com humildade de espírito e mansidão. Jesus no Sermão do Monte, usando da lógica espiritual, numa sequência bem definida, colocou como primeira bem-aventurança os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. - Mateus 5: 3. Ninguém pode entrar no reino de Deus se não possuir essa qualidade fundamental de humildade.

Todas as virtudes das demais bem-aventuranças são resultantes dessa primeira qualidade que indica o esvaziamento do odre velho, que se fez novo, do vinho avinagrado do "eu" pecaminoso e egoísta para enchimento do vinho novo até a plenitude do Espírito Santo, cheio de poder e amor. "Quem está em Cristo é uma nova criatura as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo". II Coríntios 5: 17.

O Sermão do Monte não é uma filosofia de vida que bem aplicada traria felicidade para qualquer pessoa, mas e´somente para o homem espiritual convertido e transformado. Não confundir como pobreza que não é garantia de espiritualidade. O humilde de espírito não exibe a soberba do mundo, não depende das riquezas materiais porque tem o cuidado de Deus.

A 3ª. bem-aventurança está em Mateus 5: 5: "Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra" - e exclusivamente eles. O verdadeiro cristão confia no poder de Deus e não nos tanques de guerra. A paz é introduzida pelos mansos e não pelos guerreiros. Ser manso é diminuir tanto o "eu" que antes de se ofender já ofereceu o perdão, sem reter nenhuma raiz de amargura. João Batista reconheceu sua pouca importância em relação ao ministério de Jesus ao dizer: "Que Ele cresça e eu diminua". A escola de Jesus é a melhor.

Mauro Jordão é médico