Saúde Funcional

luiz
luiz - FOTO: divulgação

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado em 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922. Este dia visa consciencializar sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes.

A diabetes é uma doença crônica e progressiva, associada a elevados custos sociais e dos sistemas de saúde. Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas e continua a aumentar, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença.

O diabetes é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue, podendo ser devido a uma baixa na produção ou ação da insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas nesse caso diabetes Tipo 1. Já a diabetes tipo 2, também conhecida como diabetes do adulto ou não-insulinodependente, é uma doença causada por um fenômeno químico que torna as células do corpo resistentes à ação da insulina, quando é ingerido alimentos com alto teor de açúcar, o organismo vai atuar na metabolização para transformá-lo em glicose que, por sua vez, precisa ser transportada para as células do corpo a fim de produzir energia (ATP), porém, é necessária a ação da insulina.

Desse modo, ela é liberada pelo pâncreas com a principal função de transportar as moléculas de glicose para dentro da célula, só que quando existe resistência celular à ação da insulina, ocorre o impedimento da absorção efetiva da glicose nesse caso é chamado de diabetes do tipo 2.

É importante ter o controle da doença com hábitos saudáveis que devem ser rigorosamente adotados pelo diabético, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e, de acordo com o tipo de diabetes, acompanhamento medicamentoso com especialista.


Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e presidente do Comitê de Saúde do Lions Clube Mogi das Cruzes