Artigo

Curtindo a liberdade

Raul Rodrigues
01/12/2021 às 05:30
Atualizada em 01/12/2021 às 05:30.
Daniel Carvalho

Daniel Carvalho

Nestes tempos de conflito dual, pelo corona, bem/mal declarado, o que não falta são pessoas se queixando de não ter liberdade. Agora: uma coisa é ser livre; outra, bem diferente, é saber viver, curtindo a liberdade.

Por natureza somos livres, e a grande maioria não sabe como viver essa liberdade. Fica achando que só será livre depois de sair do colégio, depois de se formar na universidade, depois de conseguir um emprego, depois de passar no concurso, depois de ganhar o próprio dinheiro, ficar rico antes de se aposentar, quando não, depois de passar para o lado de lá.

Se alguém se submete a autoimposições, já deixa de ser livre. Ao se limitar, se escraviza ao cumprimento dessas condições. E ser livre é estar solto como um condor ou uma borboleta no ar.

Em geral a grande maioria de nós confunde liberdade com poder, como se ser livre fosse algo para ser conquistado. Agora, não dá para conquistar o que já se é. A partir daí diga-se que liberdade é questão de descoberta.

Liberdade é algo que se descobre ao dar de cara consigo mesmo, sem a interferência da opinião dos outros, sem os papéis socialmente impostos ou até escolhidos. O que se conquista é independência. A capacidade, o poder de fazer coisas e de cuidar de si mesmo. Assim, liberdade não é poder: é ser!

Claro que para se sentir livre é fundamental ter o domínio de si mesmo, não ser dominável. Mandar em si mesmo, e não ser mandado. Mas isso é algo que depende de exercício, de prática. Já está dentro de todos nós esperando apenas para ser despertado.

A grande maioria imagina que liberdade é colecionar sucessos, posições, bens. Meio trágico: colecionar pessoas! Caminho curto para a prisão!

Liberdade é não precisar de nada para ser livre. Liberdade é sair da vereda da ilusão e andar descalço vida a fora. É olhar com doçura para tudo; até para a dor, sem se deixar subjugar. Liberdade é dar asas ao coração, soltar da gaiola os sentimentos mais abrangentes e valorosos e permitir-se amar sem medo. É seguir em frente de olhos abertos e alma sem segredos, sem dissimulações.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por