Artigo

Saúde Funcional

Luiz Felipe da Guarda
03/12/2021 às 05:30
Atualizada em 03/12/2021 às 05:30.
divulgação

divulgação

Falar da respiração é algo cada vez mais comum e evidente, afinal estamos vivendo dias de uma pandemia que nos faz ficar "sem ar". Sabemos que todos os seres vivos necessitam da respiração para sobreviver, sendo que também é a primeira coisa que fazemos ao nascer. Além disso, também fazemos isso durante toda a nossa existência, dia e noite, sem ao menos percebermos, ou seja, respirar é algo inerente à vida.

Por dia, executamos em média 650 mil respirações, por volta de 237 milhões por ano. Isso comprova o quanto a respiração é importante para nossas vidas. Pois bem, todos os seres vivos precisam de energia para viver. Desta forma essa energia é obtida por meio dos alimentos. Porém para que o nosso organismo consiga processar essa energia todos os órgãos precisam funcionar perfeitamente.

Inicialmente, nosso sistema respiratório é formado pelo nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Durante a respiração ocorrem dois tipos de movimento, a inspiração e a expiração. Na respiração, o ar penetra o nosso nariz e chega aos pulmões; na expiração, o ar que estava nos pulmões é eliminado para o ambiente externo.

Desta forma, as cavidades nasais são a porta de entrada do ar. Por isso, elas são revestidas pela mucosa nasal, além de um conjunto de pelos que atua como um filtro do ar. A mucosa juntamente com os pelos produzem uma secreção viscosa chamada muco, por isso, é aconselhável sempre respirar pelo nariz, isso faz com que o ar chegue em melhores condições aos nossos pulmões, pois os pelos e o muco atuam como uma espécie de filtro natura.

De forma mais leiga, para que todos possam entender, nós inspiramos oxigênio, o principal gás para que haja vida. Além disso, ao chegar aos pulmões, o oxigênio é absorvido pelas células, que também juntamente com a glicose agem como combustível para o corpo, gerando energia. Posteriormente, nós expiramos, e eliminamos gás carbônico para a atmosfera. Portanto, esse fenômeno ocorre o tempo inteiro no interior de cada uma das nossas células.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por