divulgação
O câncer de pele é o tumor mais frequente no Brasil e no mundo, causado principalmente pela exposição excessiva ao sol. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras.
O câncer de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificado de duas formas. Câncer de pele melanoma esse tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos; e outro é o câncer de pele não melanoma, esse é mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no país.
O câncer de pele melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Em pessoas de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés. O câncer de pele não melanoma tem alta chance de cura, desde que seja detectado e tratado precocemente.
O diagnóstico é feito pelo dermatologista por meio de exame clínico. Em determinadas situações, é possível que o profissional utilize o exame conhecido como Dermatoscopia, que consiste em usar um aparelho que permite visualizar camadas da pele não vistas a olho nu. Em situações mais específicas ainda é necessário fazer a biópsia.
A biópsia é o exame indicado para a confirmação diagnóstica do câncer de pele. A principal recomendação para sua prevenção é evitar a exposição ao sol, principalmente entre 10 e 16 horas, bem como utilizar óculos de sol com proteção UV e acessórios que protegem o corpo.
Atualmente, estão disponíveis no mercado roupas e acessórios com proteção UV, que dão maior proteção contra os raios solares. Em caso de exposição solar necessária, principalmente em torno do meio-dia, é recomendada a procura por áreas cobertas que forneçam sombra, como embaixo de árvores, marquises e toldos, com o objetivo de minimizar os efeitos da radiação solar. A prevenção sempre será a melhor forma de viver com saúde funcional.
Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê
Reclamações ou sugestões:
redacao@portalnews.com.brComercial e parcerias:
contato@portalnews.com.br© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.