Editorial

Estoque de sangue

29/12/2021 às 05:30
Atualizada em 29/12/2021 às 05:30.

N ão faltam campanhas por parte do Ministério da Saúde para incentivar a doação de sangue regularmente. Existe até o decreto 10.036/03, que define a última semana do mês de junho como a semana nacional do doador voluntário, com o objetivo de criar ações destinadas a divulgar a importância do ato. A campanha deste ano lançou mão do auxílio da tecnologia, por meio do Facebook, mesmo assim, o estoque de sangue no país sofreu a inevitável queda de 10% desde o início da pandemia da Covid-19.

Em 2109, foram 3.271.824 coletas no país. Já em 2020, o número caiu para 2.958.665, segundo dados do Ministério da Saúde, que acionou o Plano Nacional de Contingência de Sangue, possibilitando o remanejamento de bolsas de sangue entre os Estados conforme a demanda e oferta em cada local. Nove Estados fizeram solicitações e foram atendidos, entre eles, São Paulo. Mesmo sem registrar desabasecimento, os bancos de sangue de Mogi das Cruzes e Suzano estão em alerta. No ano passado, a pandemia do coronavírus reduziu pela metade o número de doadores no Banco de Sangue de Mogi. Já em Suzano, as campanhas ajudaram na recuperação do estoque.

Os tipos sanguíneos mais necessários são O e O-. As unidades adotam diversas medidas de prevenção à Covid-19, como equipamentos de proteção, álcool em gel, distanciamento e horário agendado. Para doar sangue, é preciso ter de 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; e estar alimentado. No dia da coleta, o doador não deve ingerir alimentos gordurosos antes da doação; deve ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; e apresentar documento oficial de identificação com foto. Uma única doação de sangue, de 450 mililitros, é suficiente para salvar a vida de até quatro pessoas. Além disso, essa quantidade é reposta no organismo em 24 horas.

A campanha é importante, salva vidas e por isso deve ser aprimorada e melhor divulgada a cada ano.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por