Artigo

Processos educativos

Raul Rodrigues
19/01/2022 às 05:30
Atualizada em 19/01/2022 às 05:30.
Daniel Carvalho

Raul Rodrigues - FOTO: Daniel Carvalho

Processo educativo e criatividade completam-se! Sem educação não há criação! Hassidismo hebraico nos alerta que uma pessoa educada é aquela que passou pelas quatro etapas do processo. Conhecimento, ao ato de saber conviver com a certeza em meio a outras certezas; compreensão, ao saber transacionar com a dúvida em meio a um elenco de certezas; intuição, procurar munir-se do que é certeza em meio às dúvidas e revelação, pacificamente ter o privilégio de conviver com a dúvida em meio a outras dúvidas. Existem alunos capazes de perceber tudo isso?

Como desenvolver processo educativo cioso dessas particularidades? Como pode um educador sabedor disso, descobrir que iniciativas tomar para plasmar em seus alunos meios para que ao adquirir conhecimento; possam se valer do que representa a compreensão; descubram

Racionalmente quando a intuição começa a funcionar e se sintam confortáveis no convívio com a para lá de desafiadora, revelação?

Estar preparado para identificar parâmetros, significados, linguagem, enfim, faz parte do conhecimento. Valendo-se dessa linguagem encontrar a solução de um problema é tarefa própria da compreensão. Proceder a um diagnóstico e saber enunciar um problema, tarefa da intuição. A busca da inovação, da pesquisa que levam ao desenvolvimento cabem, como se espera, à esfera da revelação.

Em meio a toda essa escala de valores, onde se insere o processo criativo? Gurus da motivação nos lembram que o homem é um ser de: desejo. A pessoa deve, por qualquer razão, desejar criar algo original. Isso é o que se pode chamar de atitude de trabalho. Para satisfazer esse desejo, se existir, há a preparação com um acúmulo de dados, visando tornar familiar o estranho. A manipulação é a tentativa de se chegar a uma síntese, de unir conceitos na aparência não relacionados, ou tornar estranho o familiar. À incubação, o componente inconsciente do processo criativo, segue-se a antecipação. ! Com a iluminação estabelece-se o encontro com a tão esperada solução, e à custa da verificação, a confirmação da viabilidade da solução.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News