Artigo

Humor consentido, estresse resolvido?

Raul Rodrigues
02/02/2022 às 05:30
Atualizada em 02/02/2022 às 05:30.
Daniel Carvalho

Daniel Carvalho

E se de repente se descobrisse que o sentido do humor poderia ser um grande aliado quando nos encontramos em situações causadoras do maior estresse? E se de repente se sentisse que aquelas emoções negativas que nos invadem de tal forma, numa situação estressante, diminuissem de intensidade, valendo-se do humor? E se de repente se começasse a ver que aquela situação que nos deixa para lá de ansiosos, não é afinal uma situação tão má quanto se imaginava porque de repente se olhou para ela sob a ótica de humor?

Parece impossível? Pois bem, tudo isto está cientificamente comprovado! Vários estudos têm demonstrado que o humor pode ser utilizado como uma estratégia para lidar com as exigências do meio que nos rodeia e com as nossas próprias.

Já que o estresse depende de como se avalia cada situação e da capacidade para lidar com a mesma, então, o sentido do humor torna-se útil como ferramenta capaz de explorar alternativas de resposta a situações de estresse proporcionando avaliações positivas mesmo ante adversidades. Desta forma, produz uma mudança cognitiva e afetiva, pois envolve uma reestruturação da forma como se olha para uma situação, o que a torna menos ameaçadora com um alívio da emoção associada à situação percebida e redução das sensações corporais associadas a essa mesma emoção . Desenvolvendo esta estratégia, será capaz de ter uma nova perspetiva e, ao mesmo tempo, ganhar distância perante situações geradoras de estresse, o que lhe permite lidar mais eficazmente com o mesmo e, consequentemente aumentar o seu bem-estar.

Estudos revelam que indivíduos que se valem do humor para lidar com o estresse têm menos probabilidade de se deprimir ou ficar emocionalmente instáveis. Também relatam níveis menores de dor e ganham algum controle sob a severidade da sua doença. Revelam ainda maior saúde psicológica, porque o uso frequente do humor ajuda-os a reavaliar fontes de estresse como menos ameaçadoras.

Raul Rodrigues é engenheiro e ex-professor universitário

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News