Editorial

Água e plantio

09/02/2022 às 05:30
Atualizada em 09/02/2022 às 05:30.

O ditado popular tem razão em dizer que a diferença entre o antídoto e o veneno está na dose. O velho refrão serve para que a gente busque dosar as escolhas do dia a dia, mas também serve para uma situação mais prática, que é o caso das chuvas.

As águas em condições ideais enchem os reservatórios, lagos e rios, a também ajudam na produção da agricultura. No caso de uma precipitação mais forte, as represas vão extrapolar a quantidade de água, e o mesmo aconteceria com os rios e demais corpos d'água. No que diz respeito à plantação, é preciso uma dosagem entre água e sol, dependendo de cada espécie, para que tenhamos uma boa colheita.

Acontece que as chuvas de janeiro e começo de fevereiro causaram certo transtorno aos produtores rurais de Suzano e Mogi das Cruzes. Os agricultores se queixam de parte da plantação perdida, o que, sem dúvida, vai fazer com que os produtos da horta percam em qualidade e ganhem em preço, o que é ruim para o consumidor, que irá pagar por isso.

Os agricultores não têm culpa nisso, assim como qualquer outra pessoa, seja física ou jurídica, mas é importante que se ajudem. Mogi e Suzano explicaram que criam ações e acompanham os respectivos produtores neste período de perdas de colheita. Por vezes, muitos não têm como repor o prejuízo e precisam de ajuda.

Situações como esta não são exclusivas do Alto Tietê, outras regiões do Estado que possuem o plantio como parte de sua economia, também sofreram com perdas causadas pelas águas.

O consumidor precisa entender que este deve ser um momento complicado para os agricultores. Os preços devem se elevar sim, pois assim como o produto final encareceu, e haverá uma demanda normal para uma oferta, talvez, nem tão abundante assim, os insumos para a produção dos alimentos também podem ter sofrido aumento. Resta esperar que esse tempo mais chuvoso do que o normal passar e que as cidades possam, de fato, ajudar os produtores rurais que há muito ajudam no crescimento dos municípios do Alto Tietê

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
aline.portaln[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News