Artigo

Língua

Cedric Darwin
10/02/2022 às 05:30
Atualizada em 10/02/2022 às 05:30.
divulgação

Cedric Darwin - FOTO: divulgação

Esta semana, mais um youtuber foi cancelado. Monark, como é conhecido, apresentava um programa de entrevistas com milhões de inscritos e resolveu defender o direito de existência de um partido nazista. A entrevista foi ao ar no dia 7, mas logo foi retirada do ar. Monark anunciou sua saída da própria empresa e publicou um pedido de desculpas, afirmando estar bêbado quando defendeu a criação do partido nazista.

Não adiantou. Dezenas de famosos foram a público repudiar a fala e muitos, senão todos, os patrocinadores romperam contrato com o programa. E é no bolso que mais dói as consequências da língua.

A língua, mesmo pequena, se gaba de grandes coisas. Vejam como uma floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! A língua é um fogo. Essas palavras estão escritas no Livro de Tiago, no Novo Testamento. Qualquer apologia ao nazismo deve ser imediatamente repudiada e não pode haver nenhuma tolerância às atrocidades que esta ideologia genocida provocou.

As consequências da fala foram imediatas, repudio geral, cancelamento e fim de recursos financeiros. Um dos programas mais assistido e famoso, viu tudo ruir pela língua que agora se cala não por vontade própria, mas pelas desastrosas consequências de palavras que revolveram um passado sombrio e desumano. Sugerir a possibilidade de criação de um partido nazista no Brasil é um ataque frontal à comunidade judaica de forma especial e à toda humanidade de forma geral. Estima-se que mais de seis milhões de judeus foram exterminados de modo cruel e desumano apenas porque eram judeus. Homens, mulheres, crianças e idosos foram roubados, expulsos, presos e exterminados em campos de concentração, em câmaras de gás, por fuzilamento e outros meios cruéis o que nunca pode ser esquecido ou tolerado.

Que Monark, em sua infeliz manifestação, seja um exemplo de como a sociedade brasileira reage às falas que defendem a possibilidade de um partido cuja desumanidade é sinônimo. Nossa solidariedade e respeito à toda comunidade judaica e a toda humanidade que preza pelo amor ao próximo e todo seu desdobramento.

Cedric Darwin é mestre em Direito e advogado.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News