Artigo

Saúde Funcional

Luiz Felipe da Guarda
11/02/2022 às 05:30
Atualizada em 11/02/2022 às 05:30.
divulgação

luiz - FOTO: divulgação

O corpo e suas habilidades sensoriais, é verdade que temos muitos receptores para nossa percepção corporal, só que desta vez estarei falando da importância do olhar para nós mesmos a tão conhecida auto-avaliação visual. O olhar é o ponto de partida para iniciar a internalização das sensações, uma vez que os olhos permitem receber referências vindas do exterior, colaborando para uma sensação de alinhamento ou desalinhamento do corpo.

Quando provamos uma roupa nova, executamos uma série de posição diante do espelho, para analisar se ficou bem alinhada e agradável aos olhos. É comum perceber que às vezes o tecido da roupa fica mais caído para frente, para trás ou mesmo para os lados um lado mais alto que outro e assim vai, são as percepções visuais que externamente procuramos olhar em todos os ângulos possíveis. E é claro a própria roupa por meio de estímulos que produz no contato com a pele, pode nos dar a sensação do caimento adequado. Só que desta vez estamos focando no estimulo visual com o nosso próprio olhar. E porque não experimentar a observação do seu próprio corpo com o mesmo olhar que você adota diante do espelho ao experimentar uma roupa nova?

Praticando esse estímulo visual a nós mesmos é possível reconstruir a trajetória do desenvolvimento motor, através da reeducação do movimento corrigindo os desequilíbrios e as compensações corporais. Estímulos que são captados através da visão de forma corretiva são direcionados ao cérebro propondo adequações que tentará solucionar os desequilíbrios através de ações musculares e é nessa constante troca de informações, os dois sistemas (periférico e central), afetam-se reciprocamente. O nosso próprio olhar pode ser nosso tratamento.


Doutor Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e presidente da Comissão da Saúde do Lions Clube Mogi das Cruzes

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News