Artigo

Sabedoria! Pela via da ignorância?

Raul Rodrigues
16/02/2022 às 05:30
Atualizada em 16/02/2022 às 05:30.
Daniel Carvalho

Raul Rodrigues - FOTO: Daniel Carvalho

No atual contexto, em que há uma grande carga de informações disponível, sobre os mais diversos temas, a ideia de correlacionar ignorância e sabedoria parece desprovida de sentido. O que se observa é a formação de um elenco enorme de pessoas que se posiciona como donos da última verdade sobre as coisas, ainda que essas verdades mudem constante e rapidamente.

Assim, cria-se um ambiente inóspito para que o conhecimento possa se desenvolver, haja vista a sacralização feita pelos indivíduos das coisas que julgam como sendo verdadeiras e, por conseguinte, a impossibilidade de questionamento e de debate sobre certas coisas, dogmatizadas. Isso não significa que as pessoas não possam acreditar em algo com solidez ou que não exista uma verdade sobre as coisas, mas até mesmo quando se acredita em algo, precisa-se estar aberto ao novo, o que só é possível, ao se estar aberto à reflexão e ao diálogo. Viu para lá de convicto "com perdão da palavra": presidente!

Por outro lado, é preciso estar aberto a outras formas de pensar, para que indagações possam surgir, a fim de ratificar aquilo em que se acredita e/ou para que se possa observar, analisar e seguir novas perspectivas, até então desconhecidas. Nesse sentido, percebe-se que o outro, que pensa de forma antagônica à nossa, passa a ser considerado, estimulador da interação entre situações em conflito a partir de uma perspectiva dialética, ou seja, de abertura para o novo que possa surgir por meio do encontro estabelecido.

Essa relação dialética se instaura com a gênese no reconhecimento da ignorância, isto é, da compreensão da não completude sobre o conhecimento de todas as coisas, permite que um indivíduo possa crescer intelectualmente, já que passa a ter um horizonte com maior amplitude, além de evitar o enrijecer dos conhecimentos e convicções, bem como, o desenvolvimento do individualismo, barreira da compreensão, o respeito e o diálogo com cosmovisões e crenças diferentes das que se possui.

Raul Rodrigues é engenheiro e ex-professor universitário

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News