Artigo

Saúde Funcional

Luiz Felipe da Guarda
25/02/2022 às 05:30
Atualizada em 25/02/2022 às 05:30.
divulgação

luiz - FOTO: divulgação

O corpo humano é uma estrutura complexa que nos permite realizar uma série de atividades. Podemos andar, correr, lembrar fatos, comer, retirar oxigênio da atmosfera, pensar, entre várias outras atividades, tudo isso graças às várias células, tecidos, órgãos e sistemas que integram o corpo humano e isso faz parte da saúde funcional que envolve a própria condição de vida saudável, explorada ao máximo pelas competências (motoras, intelectuais, expressivas, relacionais e outras) das pessoas, segundo suas características físicas ou psicológicas, relacionadas aos ciclos de vida, gênero e das identidades sociais e culturais a que pertence e, ainda, em função daquilo que são os seus valores pessoais.

A funcionalidade humana, então, sofre influência direta tanto da presença de doenças, em especial, os agravos e as crônico-degenerativas, como da presença de fatores contextuais negativos, ou seja, barreiras ambientais dos diferentes gêneros, tais como, físicas, geográficas, culturais, tecnológicas, legais, entre outras. O corpo humano é uma máquina perfeita e que funciona a partir da atuação conjunta de diversos sistemas funcionais. Com exceção dos vírus, os seres humanos possuem seu corpo formado por células, que formam tecidos, os quais formam órgãos, que, por sua vez, formam sistemas que levam funções e nos trazem funcionalidade.

Com o passar dos anos, houve um envelhecimento da população brasileira, a sociedade se deparou com um tipo de demanda por serviços de saúde e de assistência social, outrora restrito aos países industrializados. Contudo, o nosso país tentava estabelecer o controle das doenças transmissíveis e a redução da mortalidade infantil, não sendo capaz de desenvolver e aplicar estratégias para a efetiva prevenção e tratamento das doenças crônico-degenerativas e suas complicações e isso trouxe consequências ruins levando a uma perda de autonomia e da qualidade de vida e, com o passar dos anos, com a continuação desse processo, grandes problemas na seguridade social foram gerados afetando a economia e a saúde pública.

Doutor Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e presidente da Comissão de Saúde do Lions Clube Mogi das Cruzes

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News