Artigo

O senhor da guerra

Mauro Jordão
06/03/2022 às 05:30
Atualizada em 06/03/2022 às 05:30.
00001

Mauro Jordão - FOTO: 00001

Um lobo saciava sua sede nas águas limpas de um rio quando viu mais abaixo um cordeiro que também ali bebia. Desceu pela margem e cheio de razões falsas o inquiriu: "Por que você suja a água que eu estou bebendo?" "Como posso sujar a tua água se estou bebendo da correnteza abaixo de você?"

Nessa fábula de Esopo, mil razões do cordeiro não seriam suficientes para aplacar o desejo do lobo de devorá-lo. "Na guerra, a primeira vítima é a verdade", esta frase traduz o benefício maligno de se usar a estratégia da mentira. Putin é o lobo e o cordeiro é a Ucrânia, o final da história todos nós já sabemos. As armas sempre substituem o diálogo que promove a paz; elas amedrontam, submetem e impõem o adversário a se colocar de joelhos. A guerra não é só geopolítica ou econômica, ela mata seres humanos como se fossem objetos, sem amor e sem piedade.

É evidente que o desejo de Vladimir Putin é instalar em Kiev um governo que o obedeça, caso não aconteça ele irá converter a Ucrânia num Estado falido, como aconteceu com a Alemanha Oriental sob o domínio comunista, após a Segunda Grande Guerra Mundial. O comentarista de economia Celso Ming expõe que a reação dos governos do ocidente ao ataque russo à Ucrânia foi relativamente leve, não desejando abrir mão da zona de conforto, os revides não atingiria petróleo, gás, fertilizantes e grãos. Você, que é um cristão, suavize sua angústia pela fé em Deus nesse tempo de guerra, porque nenhum intento do homem, na prática do mal, pode ultrapassar os limites da Sua vontade, Ele está no controle e os tiranos não podem ir um milímetro além do que está estabelecido por Ele.

Os planos de Deus e suas promessas sempre se cumpriram tanto em tempos de guerra como em tempos de paz. A bíblia no Salmo 46 diz que Ele é o Senhor da Guerra: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. O Senhor dos Exércitos está conosco. Ele põe fim à guerra, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus".

Mauro Jordão é médico

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News