Editorial

Hora de mudar

10/03/2022 às 05:30
Atualizada em 10/03/2022 às 05:30.

Enquanto boa parte da população do Alto Tietê sofria no transporte sob trilhos para chegar ao trabalho, faculdade, ou qualquer outro lugar que seja, em razão de uma obra da Prefeitura de São Paulo que afetou a circulação de trens da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na manhã de ontem, outra parte, mais especificamente em Mogi das Cruzes, recebeu a informação de que o projeto piloto para retirada de boa parte dos ônibus na região central começa no mês que vem.

Vai ser algo interessante de se observar. Uma cidade com porte de Mogi sem alguns ônibus circulando pela região central. De qualquer forma, é uma inovação, pode não dar certo, claro, mas também pode funcionar muito bem, depende de como tudo será feito, prazos e alterações.

Uma coisa é possível dizer: Mogi está fazendo alguma coisa para mudar o sistema de transporte de ônibus. Guardadas as proporções, é o mesmo que Suzano tenta fazer ao incluir um ônibus elétrico na sua frota para diminuir, ainda que em pequena parte, a poluição causada pelos veículos.

O importante é que algo está sendo feito para tentar mudar uma coisa que já não deve funcionar muito bem. Em cidades como as do Alto Tietê, é possível alterar apenas os ônibus e buscar mudar um sistema já gasto e lento, mas outras coisas poderiam ser incorporadas também, e isso vale para todos os municípios, como admitir as bicicletas dentro dos coletivos. Esse veículo já faz parte das nossas ruas, então não tem como ficar ignorando por muito mais tempo, é claro que a admissão das bicicletas não deve ser feita nos horários de maior movimento, mas sim em períodos mais tranquilos, como a própria CPTM costuma fazer, já que o sistema ferroviário permite levar as bikes nos vagões.

Essa interligação, mais cedo ou mais tarde, vai ocorrer, mas é bom as cidades começarem a pensar em maneiras de admitir o veículo de duas rodas nos veículos. Quanto a mudança da circulação de ônibus em Mogi, é torcer para dar certo e que ajude a população na locomoção dentro da cidade.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News