Artigo

O drama do bullying

Afonso Pola
15/03/2022 às 05:30
Atualizada em 15/03/2022 às 05:30.
Daniel Carvalho/Mogi News

Afonso Pola - FOTO: Daniel Carvalho/Mogi News

O bullying é um termo da língua inglesa que indica situações caracterizadas por agressões intencionais, sejam elas verbais ou físicas praticadas de forma repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Tal expressão não possui correspondente em português, mas é entendido como ameaça, intimidação, humilhação e maltrato.

A prática pode ocorrer em diferentes contextos sociais, como escolas, universidades e locais de trabalho, quando uma ou mais pessoas sofre ações humilhantes. Mais recentemente, outro espaço tem sido palco desta prática com um alcance imensurável. O universo virtual.

No ambiente escolar, as vítimas costumam se isolar e apresentar queda de rendimento nos estudos, o que torna essas vítimas ainda mais vulneráveis. Elas podem desenvolver doenças psicossomáticas, além de sofrer traumas que podem influenciar alguns traços da personalidade. No extremo, o bullying pode trazer consequências para o estado emocional.

Mesmo num passado mais distante, era comum que, no ambiente escolar, algum aluno ou aluna passasse a ser vítima constante de brincadeiras humilhantes. Essa criança ou jovem voltava para casa abalada, mas encontrava no lar um ambiente acolhedor que neutralizava grande parte dos efeitos nocivos das brincadeiras. Recuperava sua autoestima e, no outro dia estava pronta para enfrentar novamente seu pesadelo.

Hoje, essas brincadeiras acabam ganhando maior dimensão quando ganham vida no universo virtual, o que ocorre com bastante frequência. Suas vítimas são brutalmente expostas e, com a estrutura familiar mais ausente e desatenta, não mais encontram em casa o acolhimento e apoio que tanto necessitam. Nos dias de hoje é muito comum que pais e mães trabalhem fora, o que acaba fragilizando ainda crianças e jovens que são alvos dessa prática.

Aquilo que no passado ficava restrito ao ambiente onde ocorria o bullying, agora é potencializado no âmbito das redes sociais, causando ainda mais danos para quem o sofre.

Infelizmente, somos cada vez mais reféns do nosso modo de vida.


Afonso Pola é sociólogo e professor..

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News