Artigo

Dia Mundial do Consumidor

Cedric Darwin
17/03/2022 às 05:30
Atualizada em 17/03/2022 às 05:30.
divulgação

Cedric Darwin - FOTO: divulgação

Comemora-se no dia 15 de março o dia Mundial do Consumidor. A data é uma homenagem à mensagem do presidente JFK enviado ao Congresso norte americano no dia 15 de março de 1962 onde elencou direitos básicos do consumidor. Em 15 de março de 1985 a assembleia geral da ONU adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas e, desde então, a data passou a ser conhecida e comemorada como o dia mundial do consumidor.

No Brasil além da Constituição Federal de 1988, que estabeleceu a defesa do consumidor como uma garantia individual fundamental, o Código de Defesa do Consumidor é o nosso principal marco legislativo. Publicado em 11 de setembro de 1990, e em vigência desde 11 de março de 1991, vigora há 31 anos com alterações, sendo a mais significativa de 2021 que regulamentou a prevenção e a proteção ao consumidor superendividado.

Mesmo com essa excelente lei, continuamos assistindo abusos de fornecedores. O mais recente e emblemático foi o ocorrido no dia 10 de março. A Petrobras anunciou pela manhã o aumento do preço dos combustíveis nas refinarias no dia seguinte 11 de março, mas no mesmo instante donos de postos de combustíveis elevaram o preço. Se é certo que no Brasil não há tabelamento de preço o seu aumento injustificado é ilegal. O Código de Defesa do Consumidor em seu art. 39, X afirma que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas, elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.

O aumento do preço do combustível sem justa causa foi ilegal, mas ao que parece o Ministério Público, o Procon e as Associações de Defesa do Consumidor não atuar contra os postos de combustível, ou se atuaram nada foi noticiado. A prática abusiva e ilegal se repete a cada anúncio de aumento de preços e no dia 10 de março de 2021 a imprensa cobriu a corrida aos postos e flagrou o aumento abusivo dos preços. Essa foi a homenagem que o Brasil recebeu.

Cedric Darwin é mestre em Direito e advogado

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News