Artigo

Saúde Funcional

Luiz Felipe da Guarda
18/03/2022 às 05:30
Atualizada em 18/03/2022 às 05:30.
divulgação

luiz - FOTO: divulgação

O câncer colorretal é aquele que surge no reto ou no intestino grosso. O tipo mais frequente é o adenocarcinoma,cerca de 95% dos casos, mas existem outros tipos mais raros. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o terceiro tipo mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres em todo o país.

A predisposição genética conta como risco, mas outros fatores podem contribuir para o surgimento da doença, entre eles: obesidade, sedentarismo, alimentação rica em carnes vermelhas, tabagismo e alcoolismo.

Especialistas destacam que cerca de 40% dos pacientes são diagnosticados na fase inicial, mas, para isso, é preciso realizar exames de rotina, como pesquisa de sangue oculto nas fezes, retossigmoidoscopia flexível e colonoscopia.

O câncer colorretal, em geral, é uma doença bastante silenciosa. As principais queixas clínicas dos pacientes envolvem a ocorrência de sangramento anal e a alteração do hábito intestinal. Outro ponto de atenção diz respeito à presença de pólipos no intestino grosso. Pesquisas neste campo demonstram a relação deste câncer com os pólipos do intestino grosso.

O tratamento de câncer colorretal varia de acordo com a localização e a extensão do tumor, além das condições clínicas do paciente.

Assim como outras doenças crônicas, o diagnóstico precoce do câncer colorretal é muito importante, pois quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são maiores. Um alto percentual de pacientes são considerados assintomáticos por um longo período a partir do surgimento do tumor. Contudo, não se pode aguardar o surgimento de manifestações clínicas para efetuar o diagnóstico. A prevenção e o acesso aos profissionais especialistas, junto aos exames necessários continua sendo o melhor método para aumentar a cura.


Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e presidente da Comisão de Saúde do Lions Clube Mogi das Cruzes

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News