Editorial

Ensino integral

26/03/2022 às 05:30
Atualizada em 26/03/2022 às 08:27.

A Educação ainda é um dos calcanhares de Aquiles do Brasil, sem ela, sabemos que não vamos para lugar nenhum, mas ainda assim insistimos e tratar mal este segmento. O país está em uma posição intermediária no mundo em relação à educação formal nas escolas. Outras nações da América do Sul estão à nossa frente, portanto, se vê aí, uma coisa que é preciso mudar.

Isso não é uma coisa que se faz da noite para o dia, demora anos para que um plano seja bem traçado entre governos, profissionais, estudantes e toda a sociedade com um todo. Não seria exagero nenhum em dizer que, com uma Educação forte, muitos problemas seriam diminuídos por tabela, como a criminalidade, oportunidade de bons empregos e uma população mais crítica sobre o mundo que vivemos.

Essa transformação pode não estar muito longe de ocorrer, na realidade pode estar acontecendo agora mesmo. A instituição do ensino integral no Estado de São Paulo pode ser o embrião desta mudança. Os alunos ficam mais tempo nas escolas, mas também não ficam nas cadeiras todo esse período, como é comumente conhecido em um escola regular. Sendo assim, o Estado anunciou uma grande ampliação destas escolas para o ano que vem. No total, mais 950 poderão se transformar em unidades de período integral e algumas do Alto Tietê também devem fazer parte desta mudança.

Ganham os estudantes, o professor - que recebe mais - e o pais, que saberão ondes estão os filhos, todavia são precisos ajustes para que ela funcione bem. Não é possível criar uma escola de ensino integral sem o suporte técnico necessário, com professores preparados para este tipo de ensino. É preciso um certo tempo de adaptação.

É uma ideia ótimas, mas que precisa ser refinada para ficar ainda melhor. Este modelo pode servir para outros estados e até cidades, mas como uma forma massiva de educação, não com algumas ilhas de excelências. De fato pode ser um embrião, talvez algum projeto em um futuro não tão distante apareça e seja melhor, porém, podemos estar presenciando a melhora da Educação agora mesmo.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News