Artigo

Pela direita ou pela esquerda?

Raul Rodrigues
30/03/2022 às 05:30
Atualizada em 30/03/2022 às 08:36.
Daniel Carvalho

Raul Rodrigues - FOTO: Daniel Carvalho

Esperança é: mesmo vendo apenas pequenos pontos de luz na escuridão, deixar-se iluminar por completo! Esperança é ter forças para tentar out ra vez, mesmo quando o mundo sugere desistência. Ter esperança é ter a coragem de criar expectativas positivas. É pensar que sempre haverá uma saída. É saber que não há mal ou bem que sempre dure.

A salvo dessa esperança, vive-se um mundo crescentemente individualista e secularizado. E ao se refletir sobre o que fazer, várias alternativas devem ser levadas em conta para que não se caia na dicotomia: esquerda ou direita, se é que estanques existem! Direita, levada em conta como conservadora, como uma disposição pessoal de manter o que aí está; esquerda de mudar,de modo seletivo aquilo que vai de encontro ao interesse dos que querem mudar.

Segundo se comenta, ser de direita, equivale a: preferir o que é familiar ao estranho; preferir o já tentado, a experimentar o fato ao mistério; o concreto ao possível; o limitado ao infinito; o que está perto ao distante; o suficiente ao abundante; o conveniente ao perfeito; a risada autêntica momentânea à felicidade eterna. Opondo-se a tudo isso, lógico, manifesta-se a índole afinada com a esquerda!

Ao se levar em conta todo esse arrazoado, como ficaria o ofício de governar em que ambas as alternativas possam conviver harmonicamente? Pela via da racionalidade, admitir de partida que governar não é impor aos outros suas crenças. Tampouco, educar ou tutelar alguém para que isso seja feito. Governar é fazer com que as pessoas sejas melhores e mais felizes, sem se fixar na alternativa de direcioná-las, incentivá-las a agir segundo um dado padrão de liderança ou coordenar as atividades inerentes de forma que nenhum conflito seja criado. Incentivar o diálogo como forma de aperfeiçoar as diretrizes adotadas pelo sistema.

Em resumo: o ofício de governar é simplesmente garantir que a lei seja cumprida, se criada foi, depois de amplo e enriquecedor debate!

Raul Rodrigues é engenheiro e ex-professor universitário.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News