Artigo

Saúde Funcional

Luiz Felipe da Guarda
01/04/2022 às 05:30
Atualizada em 01/04/2022 às 07:21.
divulgação

luiz - FOTO: divulgação

O ombro é a articulação complexa que liga a cintura escapular ao membro superior. Muitas tarefas diárias como escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos, vestir-se, trabalhar somente somos capazes de praticar todas essas ações cotidianas graças à articulação mais flexível do corpo humano, a dos ombros. E quando a dor se instala nessa região, ela acaba atrapalhando o seu dia de várias maneiras e o que mais se deseja é uma solução rápida e eficaz.

Essas queixas se encontram em terceiro lugar na lista das mais frequentes nos consultórios e clínicas de saúde, perdendo apenas para as dores na lombar e nos joelhos.

As causas das dores dos ombros dividem em duas formas: as traumáticas e não traumáticos. As primeiras estão relacionadas às pessoas mais jovens, principalmente atletas, e dizem respeito a lesões decorrentes de quedas, choques, movimentos bruscos. Já as segundas são mais comuns na idade madura e decorrem, geralmente, do envelhecimento do corpo como um todo.

Ficar atento com a dor no ombro, que persiste por mais de dez dias será necessário a avaliação de um profissional da saúde, pois quanto antes iniciar o tratamento direcionado, melhor será sua recuperação. Nos casos, quando a pessoa não procura tratamento, é comum que a dor comece melhorar depois de seis meses, mas pode ocorrer recidiva e ocasionar perda da funcionalidade e alterações estruturais físicas. É unânime a opinião dos profissionais da saúde especialistas em afirmar que o exame clínico bem detalhado, como uso de testes ortopédicos e testes funcionais, feito pelo profissional capacitado, é o melhor caminho para descobrir a causa da dor.

É observado que quando a dor é consequência de traumas, como uma ação feita de forma mais brusca durante a prática esportiva ou no trabalho, a solução é mais rápida quando se faz de imediato a aplicação de bolsa de gelo por 15 a 20 minutos, mas é importante buscar imediatamente uma orientação do profissional da saúde para dar continuidade ao tratamento.

Doutor Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e presidente da Comissão de Saúde do Lions Clube Mogi das Cruzes

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News