Artigo

Eleições, chegou a hora

Olavo Arruda Câmara
23/04/2022 às 05:30
Atualizada em 23/04/2022 às 08:17.
divulgação

Olavo Câmara - FOTO: divulgação

Eleições 2022, chegou a hora de escolher o novo presidente e o Congresso Nacional. Você já escolheu o seu candidato? Os brasileiros, de modo geral, escolhem os seus candidatos por três motivos: "voto de troca; voto por afinidade e voto de consciência".

O voto de troca é o mais utilizado, tanto pelos candidatos como pelos eleitores. "Voto nele porque se eleito conseguirá emprego para mim ou para meu irmão, meu primo, etc". Já o voto de afinidade é o eleitor que escolhe o candidato pela beleza, discurso, cor dos olhos, dos cabelos e palavras difíceis. Mas, o voto mais importante é o voto de consciência. O voto de consciência, quem pratica, é o eleitor exigente, culto e letrado ou com cultura geral.

No Brasil o voto de consciência varia entre 3% e 5%. E o que é o voto de consciência? É o eleitor que investiga a vida do candidato, o seu grau de instrução e analisa se as suas propostas são viáveis.

Os eleitores têm como investigar a vida dos candidatos, pois coligações e partidos estão com os registros das suas candidaturas nos cartórios eleitorais, no TRE - Tribunal Regional Eleitoral e no TSE - Tribunal Superior Eleitoral. Bastará. Entrar nos sites destas instâncias e se conhecerá a ficha do candidato. É possível também obter certidões no cartório distribuidor do fórum, para saber a situação cível e criminal do candidato. Mas, a análise que deve ser feita é uma conversa estreita com o candidato e entrevista-lo para saber o seu grau de instrução e lhe fazer as seguintes perguntas: O senhor já leu e conhece a Constituição Federal? Estudou a Lei Orgânica do Município e a Constituição Estadual? Como pretende viabilizar os projetos? O senhor pretende se envolver em atos ilegais ira receber o "mensalinho"? Por último, obter informações sobre a ficha limpa. Após escolher e votar no candidato, acompanhar a sua trajetória e desempenho político.

Mudaremos o Brasil apenas com as eleições? Caso boa parte da população se entregar ao amor, o Brasil se transformará. Acredite! Não seja apenas oportunista

Olavo Câmara é advogado, professor, mestre e doutor em Direito e Política

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News