Artigo

Saúde Funcional

Luiz Felipe da Guarda
29/04/2022 às 05:30
Atualizada em 29/04/2022 às 07:04.
divulgação

luiz - FOTO: divulgação

Muitas são as enfermidades que ocasionam perda funcionais, dentre todas elas existe uma com o nome bem diferente, mas com uma frequência enorme na sociedade, estou falando da anquilose, que significa presença de rigidez articular podendo ser um resultado de uma lesão ou doença, essa rigidez pode ser completa ou parcial e pode ser devida a uma inflamação das estruturas musculares ou tendinosas fora da articulação ou dos tecidos da própria articulação.

Outros fatores do seu surgimento podem ser através de problemas congênitos, traumatismo ou enfermidades como a osteomielite e pode ser de etiologia fibrosa ou óssea. Certas inflamações são capazes de imobilizar uma articulação, como no caso da espondilite anquilosante e, mais comumente, a artrite reumatoide. No geral, a perda de movimentação articular é progressiva e quando completa, a dor articular tende a desaparecer. A anquilose pode potencialmente, ocorrer em qualquer articulação com capacidade de movimento, sendo, a óssea quando a anquilose se origina da fusão dos componentes osteocartilaginosos da articulação e a fibrosa que é causada por retração das partes moles articulares ou periarticulares. Se a rigidez provém da inflamação das estruturas musculares ou dos tendões exatamente próximos à articulação, se chama de falsa anquilose.

Existe a anquilose da articulação têmporo-mandibular (ATM), bastante comum clinicamente como todos anquiloses, pode ser definida como sendo a fusão das superfícies articulares seja por tecido ósseo ou fibroso, ocasionado na articulação têmporo-mandibular (ATM) provoca uma condição que pode causar problemas na mastigação, digestão, fala, aparência e higiene, o que também pode levar a problemas psicológicos e odontológico, entretanto, as complicações mais frequentes depois do tratamento de anquilose são abertura de boca limitada e re-anquilose, sendo que distúrbios oclusais também podem ocorrer. A cuidadosa técnica cirúrgica e a meticulosa fisioterapia em longo período de tempo são essenciais para obter sucesso satisfatório.

Doutor Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta - Lions Clube Mogi das Cruzes

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News