Artigo

O bom escrevente

Arthur Del Guércio Neto
03/05/2022 às 05:30
Atualizada em 03/05/2022 às 07:21.
Divulgação

Arthur Del Guércio Neto - FOTO: Divulgação

Em inúmeros artigos abordamos assuntos notariais e registrais relevantes, tratando quase sempre das figuras dos tabeliães e oficiais de registro, os quais são os responsáveis pela prestação do serviço público a eles delegado, após aprovação em concurso público.

No entanto, o intuito do presente artigo é enaltecer aquelas figuras que compõem o quadro funcional de um cartório: estagiários, auxiliares, escreventes e substitutos. Sem a colaboração dessas importantes pessoas, nenhum notário ou registrador conseguiria trabalhar; pode-se dizer com tranquilidade que são o motor do cartório!

Os estagiários têm como missão, além de aprender, ser um ponto de apoio à prestação do serviço; função análoga, mas regrada juridicamente de maneira distinta, compete aos auxiliares, os quais são responsáveis pela preparação de incontáveis atos notariais e registrais, que serão lavrados e praticados pelas figuras citadas no parágrafo a seguir.

Os escreventes praticam os atos autorizados pelo tabelião ou oficial de registro, e até por isso são popularmente conhecidos como "escreventes autorizados". Aqueles colaboradores que gozam de maior confiança, são nomeados substitutos e agem em território laboral inerente aos titulares, praticando todo e qualquer ato de competência da especialidade.

Sim, tais figuras são as responsáveis pelo bom andamento do cartório, com excelência, o que implica em fazer muito mais do que aquilo que se espera de um trabalhador comum. Foi-se o tempo em que laborar no cartório era sinônimo de bater carimbo; atualmente há um verdadeiro aconselhamento, assessoramento jurídico e até mesmo pessoal.

É comum os escreventes se tornarem amigos e confidentes das pessoas que atendem, pois o vínculo é de singela confiança. A arte de ouvir torna-se crucial. Após a atenta oitiva, orientar o melhor caminho a trilhar.

Que notários e registradores valorizem cada vez mais suas equipes, as quais são a sua voz, corpo e ação no atendimento ao público, uma relação de umbilical colaboração.

Arthur Del Guércio Neto é tabelião de Notas e Protestos de Itaquaquecetuba

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News