Artigo

Mamãe

Mauro Jordão
08/05/2022 às 07:00
Atualizada em 08/05/2022 às 07:00.
mauro

mauro jordão - FOTO: mauro

Toquinho, cantor e violonista brasileiro, brindou todas as mães com esta terna e bela canção Mamãe: Ela é a dona de tudo/ Ela é a rainha do lar/ Ela vale mais para mim/ Que o céu, que a terra, que o mar./ Ela é a palavra mais linda/ Que um dia um poeta escreveu/ Ela é o tesouro que um pobre/ Das mãos do Senhor recebeu. - Mamãe, mamãe, mamãe/ Tu és a razão dos meus dias/ Tu és feita de amor e esperança/ Ai, ai, ai, mamãe/ Eu cresci, o caminho perdi/ Volto a ti e me sinto criança./ Mamãe, mamãe, mamãe/ Eu te lembro o chinelo na mão/ o avental todo sujo de ovo/ Se eu pudesse eu queria, outra vez, mamãe/ Começar tudo, tudo de novo. (Compositores David Nasser e Herivelto Martins).

Um sorriso difícil de esquecer, da mãe primigesta quando abraça pela primeira vez seu filhinho recém-nascido, cheio de choro e de vida. Aquele sorriso compartilhado enche o ambiente da sala cirúrgica, no caso de ser uma cesariana, ou da sala de parto, quando normal, de festa de alegria. Duas perguntas surgem dos lábios da nova mamãe: "É normal?" "Homem ou mulher?" Lembro, do anestesista, enquanto eu realizava a cesariana, em tom de pilhéria, responder: "Por enquanto é homem!" Esse binômio de amor, entre mãe e filhos, já se estabelece desde o útero, o melhor lugar do mundo para viver antes de nascer, depois do nascimento a criança enfrenta um mundo hostil protegida, no ninho do lar, pelo carinho cuidadoso da mãe em amamentar, alimentar, vestir e embalar seu nenê para dormir. No comer para crescer, a mamãe fica toda feliz com a boca cheia da criança após tanta rebeldia em aceitar as colheradas insistentes da "papinha".

Certa feita, uma cliente me declarou: "Eu não quero ter filho. Assim, ele não irá sofrer num mundo egoísta e cruel como o nosso". Argumentei: "Para a criança que nasce é um mundo novo, cheio de desafios que ela vai ter de aprender a viver tanto no lado bom como no lado mau, e no meio de tantas vitórias e derrotas ela vai ficar agradecida por ter uma mãe que a deixou nascer".

Mauro Jordão é médico

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News