Editorial

Educação online

10/05/2022 às 05:30
Atualizada em 10/05/2022 às 07:11.

É consenso mundial que a internet mudou o planeta, só para ficar no chavão popular, a grande rede encurtou distâncias e aproximou pessoas, embora batido, isso não deixa de ser verdade, ainda mais em tempos de pandemia de coronavírus (Covid-19), em que o presencial deixou de ser importante para dar lugar o virtual, que se mostrou tão eficiente quanto.

Lógico que existe alguns que fazem péssimo uso da internet, como cometer crimes, promover ameaças e, o fenômeno mais recente, espalhar ódio e notícias falsas e ainda achar que isso é liberdade de expressão, o que não é.

Mas seu bom uso deve ser louvado e incentivado, como foi feito por estudantes da Escola Estadual Cid Bocault, de Mogi das Cruzes, por meio de seu Grêmio Estudantil. Em uma ação online, os alunos se conectaram com estudantes de vários países e trocaram ideias e experiências, além de desafios de como conciliar estudos no meio de uma pandemia.

O encontro virtual ocorreu na quinta-feira passada e foi organizado pelo braço educacional da Organização das Nações Unidas (ONU), a Unesco. O saldo desta conversa talvez demore um bom tempo para ocorrer, já que foram propostas mudanças para todos que estavam na audiência online, porém uma coisa é certa, essa troca de ideias para eles pode ser comparada a uma aula de geografia ou de história, ou de qualquer outra matéria escolar, porque só o fato de poder falar com outras pessoas de culturas, às vezes, tão diferentes da nossa traz um enriquecimento extraordinário.

Esperamos que isso possa ocorrer mais vezes com os alunos da rede pública, não só a estadual, mas também a municipal, de todas as cidades da região, e quem sabe de todo o Estado. Inciativas como está são dignas de aplausos.

Agora, na outra ponta disso tudo, além da troca de ideias, é preciso levar em conta as propostas sugeridas, ver se vale a pena se debruçar sobre elas e analisar possíveis resultados para a educação local. Mas, por si só, o encontro internacional com a Unesco já vale uma aula, e das boas.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News