Editorial

Clima frio

13/05/2022 às 05:30
Atualizada em 13/05/2022 às 06:56.

O período mais frio do ano se aproxima, nestes dias mesmo já é possível sentir a queda dos termômetros, com a região raramente passando dos 25 graus. Daqui, até agosto, será esse vai-e-vem que vamos ter que enfrentar. Por termos um inverno seco, durante o dia pode até fazer calor, os chamados veranicos, mas no cair da noite, com pouca umidade para reter o calor, a tendência é que as temperaturas caiam e aí, haja remédio para o nariz.

Pois bem, essa é uma das facetas do inverno brasileiro, mais precisamente da região Sudeste, onde está localizado o Alto Tietê. Podemos esperar surto de gripe e demais doenças respiratórias. Com essa situação, vem a cena dos postos de saúde lotados, com crianças precisando fazer a nebulização.

Além da parte da saúde, a agricultura também pode sofrer com essa época, principalmente por causa dos riscos de geada. Se isso ocorrer, haverá aumento no preço das hortaliças e menor quantidade disponível para o consumidor. Agricultores da região, mais precisamente em Suzano e Mogi, já se preparam para a chegada do frio e afirmam que baixas temperaturas podem afetar a produção.

O Brasil não é um país preparado para o frio (nem para a chuva), sempre quando chega o inverno vemos as mesmas cenas, com postos de saúde lotados e preços altos dos alimentos cultivados no campo, e não há nenhum indicativo de que isso irá mudar tão já, o problema é que precisa.

É claro que estamos falando de uma ação que mexeria com metade do país, todavia é necessário utilizar técnicas de plantio que façam com que a produção não sucumba às baixas temperaturas, não afetando a produção e, principalmente, o preço final ao consumidor. Quanto às doenças respiratórias a questão é mais complicada, mas manter a hidratação em dia ajuda no combate a famosa secura que é este período do ano. Uma artimanha que parece fazer efeito é colocar baldes de água nos quartos, na hora de dormir, contribui para umidificar o ambiente. Agora não tem jeito, é se preparar para o inverno, porque ele vem aí.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News