Editorial

Moradia digna

15/05/2022 às 07:00
Atualizada em 15/05/2022 às 07:00.

A melhor coisa que alguém pode ter é um lugar para morar. Um lugar próprio, seguro, digno, sem se preocupar se amanhã alguém baterá à porta e tirar todos os que moram lá porque o lugar não é adequado. Infelizmente, no Alto Tietê, ainda há muitas famílias nestas condições, entretanto algumas delas moram em locais, de fato perigosos, como encostas de morro ou próximas de rios.

Porém há famílias que moram em locais seguros, mas falta uma garantia para que possam viver em paz, que é a garantia jurídica. O programa do governo estadual Cidade Legal quer legalizar 140 núcleos no Alto Tietê, ou seja, dar segurança jurídica para todos esses moradores,

Com essa regularização, não vem somente a questão da segurança jurídica, mas também toda uma infraestrutura vem acompanhando o projeto. Certamente não é algo rápido, que acontece do dia para noite, demora um tempo, entretanto, a construção de escolas, postos de saúde, instalações de mercados e demais serviços e comércios começam a surgir, fora essa parte estrutural, linhas de ônibus são criadas para atender aqueles moradores, além da criação de um CEP e esses moradores possam receber correspondências.

Programas como este merecem ser incentivados e continuados, pois dá segurança às pessoas, por outro lado, o público que mora em locais perigosos, também precisam de atenção. Agora vem a época da estiagem, então é provável que a atenção não seja tão voltada para eles nesta estação transitória, mas poderia ser o melhor momento para informar para essa população os perigos de se morar em locais assim.

A dignidade das pessoas pode ser medida por várias réguas, como trabalho e alimentação, mas sem dúvida, um cidadão ter um lugar para voltar ao final do dia é uma das maiores conquistas que pode ter, mas pelo contrário, saber que não está seguro nem aonde mora, ou mesmo não ter uma casa para voltar pode ser desesperador. Fica nossa torcida para que todos os moradores do Alto Tietê, e das demais regiões brasileiras, possam ter um local para morar e que possa ser seguro tanto juridicamente quanto fisicamente.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News