Artigo

Saúde Funcional

Doutor Luiz Felipe Da Guarda
20/05/2022 às 05:30
Atualizada em 20/05/2022 às 08:41.
divulgação

luiz - FOTO: divulgação

Frio e dores no corpo formam uma relação antiga. Já ouvimos pessoas dizendo que o clima irá mudar porque o joelho ou a joanete está doendo. Um estudo da Escola de Medicina de Harvard atestou que 67% das pessoas entrevistadas sentem mais dores quando acontece uma mudança brusca de temperatura.

O grande motivo é que no frio nós nos movimentamos menos, contraímos os músculos e ficamos mais encolhidos, causando rigidez muscular e um possível desconforto ao se movimentar, e ainda no frio o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura, o que faz com que aumente a viscosidade do líquido que lubrifica as articulações, gerando maior rigidez nas articulações e, consequentemente, mais dores.

As dores causadas pelas artrites e tendinites podem acompanhar a pessoa durante todo o ano, mas especialmente nos períodos mais frios, elas costumam se intensificar é por isso que devemos redobrar os cuidados. Para evitar e prevenir as dores de inverno devemos nos manter em movimento.

Alongamentos são práticas importantes antes de iniciar um exercício físico, mas não deve se limitar a esse momento, por isso, o alongamento deve ser inserido em nossas rotinas, pois ajuda a evitar a contração muscular e também auxilia na lubrificação das articulações.

Os exercícios físicos são excelentes para evitar as dores nas articulações causadas pelo tempo frio, já que através dela acontece a otimização da irrigação sanguínea e aumenta a flexibilidade e quanto mais adquirir flexibilidade muscular, menos dores teremos.

Não basta só alongar, mas também é preciso fortalecer, quanto mais fortes e saudáveis forem os músculos, menor é a tendência de realizarmos o movimento de contração involuntária ou espasmo, afinal são um dos causadores das dores.

Fica a dica: Antes de iniciar qualquer exercício físico, é preciso preparar seu corpo com um bom programa de aquecimento, alongamento e fortalecimento.


Doutor Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e membro do Lions Clube Mogi das Cruzes 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News