Editorial

Insegurança

28/05/2022 às 06:00
Atualizada em 28/05/2022 às 06:00.

Mais uma vez a segurança em pauta, desta vez com números positivos de homicídios em queda na região, segundo levantamento com base nas estatísticas mensais divulgadas pela Secretaria de Segurança de São Paulo. Quanto aos roubos, os números praticamente não mudaram, mas houve aumento no roubo e furto de veículos. E hoje, destacamos também a insegurança rondando os moradores de Biritiba Mirim, uma das menores do Alto Tietê, que reclamam de roubos e furtos frequentes.

São contradições da segurança pública, com índices por vezes positivos e outros nem tanto. Há um caminho longo pela frente para atender todas as demandas da população, e por fim a insegurança de milhões de pessoas não só na região, como no Estado e em todo o País, que cobram um patrulhamento mais intenso e efetivo. Por outro lado, sabemos que há um déficit significativo de contingente, de equipamentos e até armamento, o que dificulta a ação das forças de segurança, também sem salários que correspondam à responsabilidade que têm na prevenção e proteção da população.

A preocupação como a violência vai além das ruas, e está invadindo as escolas, com o registro de casos cada vez mais graves, como a confirmação de que a agressão na escola estadual de Poá, envolveu dois adolescentes de 16 anos, que vinham tendo desentendimentos frequentes, e um acabou apelando para a violência e atingiu o colega com uma faca.

Como dissemos ontem, é preciso que a educação caminhe junto com as políticas públicas de segurança, e de tantas outras Pastas do Estado e dos municípios, para que desde muito cedo os indivíduos percebam que a palavra, o diálogo, são mais poderosos que qualquer armamento. Assim como a Secretaria de Estado da Educação repudiamos qualquer forma de violência, mas também reafirmamos que é preciso ir além da vigilância pela vigilância, do registro da ocorrência e do atendimento psicológico.

O monitoramento, sem dúvida, é importante, o acompanhamento também, mas são apenas partes de uma imensa engrenagem no processo de transformação social que tanto precisamos. 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News