Editorial

Sustentabilidade

02/06/2022 às 05:30
Atualizada em 02/06/2022 às 08:17.

O Dia do Meio Ambiente se aproxima, é celebrado no domingo, dia 5 de junho, e a palavra de ordem é sustentabilidade. Com destaque para o Seminário de Sustentabilidade, Desastres Urbanos e Risco Climático, realizado entre ontem e hoje, pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), com anúncios importantes em destaque nesta edição.

Por outro lado, a palavra sustentabilidade vai muito além da preservação e manutenção do meio ambiente. Há também os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), com metas para vencer desafios no Brasil e no mundo até 2030. Não se trata apenas dos impactos sobre a natureza, os recursos naturais, também fundamentais, mas da transformação do nosso dia a dia como um todo.

Entre os ODSs está a erradicação da pobreza, meta que o Brasil infelizmente está longe de cumprir, com as desigualdades cada vez maiores, ainda mais com os impactos da pandemia de Covid-19. Outro objetivo diz respeito à saúde e bem-estar, um desafio para o poder público que, embora avance, ainda tem muito a investir para uma melhor gestão e atenção às demandas da população.

Educação de qualidade e igualdade de gênero também estão na lista. Quesitos em que sempre parece que o País, dá um passo à frente e dois para trás. Recentemente destacamos a parceria de Mogi das Cruzes para o ensino da robótica, mas também noticiamos um caso de agressão entre dois alunos de uma escola estadual em Poá.

Quando o assunto é igualdade de gênero, esbarramos nos casos de feminicídio, que, embora tenham poucos registros, avançam as tentativas contra a vida das mulheres, por serem mulheres. Isso sem falar nas agressões contra pessoas LGBTQIA . Não faz tanto tempo o caso da aluna trans, também agredida em uma escola estadual.

O desenvolvimento e preservação ambiental do País ainda passa longe do sustentável, e com a questão social não é diferente. 2030 está bem perto, são pouco menos de oito anos, e as metas se mostram cada vez mais um sonho distante.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News