Artigo

Saúde Funcional

Dr. Luiz Felipe Da Guarda
03/06/2022 às 05:30
Atualizada em 03/06/2022 às 13:11.
divulgação

luiz - FOTO: divulgação

O coronavírus (Covid-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2. Importante ressaltar que o vírus pode se espalhar pela boca ou pelo nariz de uma pessoa infectada, em pequenas partículas líquidas expelidas quando elas tossem, espirram, falam, cantam ou respiram. O tamanho dessas partículas vai de gotas respiratórias maiores até aerossóis menores.

A infecção pode ocorrer caso você inale o vírus quando estiver perto de alguém que tenha Covid-19 ou se você tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca. O vírus se espalha com mais facilidade em locais fechados e em multidões.

A maioria das pessoas que adoece em decorrência da Covid-19 apresenta sintomas leves a moderados, se recupera sem tratamento especial e isso, sem dúvida, traz algumas consequências decorrentes das sequelas que, muitas das vezes, é imperceptível. Mas, quando a pessoa inicia, por exemplo, alguns esforços físicos rotineiros, esse indivíduo nota que sua saúde foi comprometida, mas não sabe o que fazer e a quem recorrer. Infelizmente muitos profissionais da saúde não conseguem detectar em suas avaliações perdas funcionais respiratórias decorrentes da baixa complacência pulmonar desencadeada pelo Covid-19.

No entanto, algumas pessoas desenvolvem um quadro grave e precisam de atendimento especializado, nesses casos a probabilidade de serem atendidos e avaliados com maior cuidado por profissionais experts no assunto aumenta.

Esses profissionais da saúde oferecem o encaminhamento para diversas especialidades, contudo o paciente é inserido em uma rede multidisciplinar obtendo maior oportunidade de recuperar suas funções, diferente de muitos que permanecem sem tratamentos adequados.

A prevenção do Covid-19 continua sendo a mesma receber as doses adequadas das vacinas, higiene pessoal e uso de EPI's de acordo com ambiente que frequenta profissionalmente e socialmente.


Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e membro do Lions Clube Mogi das Cruzes. 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News