Artigo

Saúde funcional

Luiz Felipe da Guarda
10/06/2022 às 06:00
Atualizada em 10/06/2022 às 06:00.

Tudo é movimento no nosso corpo e tudo tem sua função específica, por isso, saúde funcional é vida. Atenção ao funcionamento interno do corpo, as vísceras, o conhecido movimento peristáltico ocorre como consequência da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório.

Esses movimentos, chamados normalmente apenas de peristaltismo, são essenciais para o processo digestivo, uma vez que garantem a movimentação dos alimentos ao longo do sistema digestório. Esse movimento é tão eficiente que garante o sentido do alimento mesmo que fiquemos de cabeça para baixo.

Os movimentos peristálticos são movimentos involuntários rítmicos que ocorrem graças a comandos do nosso sistema nervoso, mais precisamente o sistema nervoso autônomo.

Essa porção do sistema nervoso é responsável por comandar as ações internas do nosso corpo, tais como o ritmo cardíaco e a secreção de algumas glândulas, além, é claro, do controle da musculatura lisa. Na boca, o alimento é mastigado e misturado à saliva, passando a ser chamado de bolo alimentar. Esse bolo é empurrado pela língua em direção à faringe para que, posteriormente, chegue ao esôfago. Nesse último órgão, os movimentos peristálticos levam o alimento até o estômago. No estômago, movimentos peristálticos também estão presentes e garantem que o bolo alimentar se misture com o suco gástrico. A mistura formada deixa de ser chamada de bolo alimentar e passa a ser chamada de quimo.

No intestino delgado, os movimentos peristálticos garantem, homogenização com enzimas digestivas, secreções e a bile, processo em que o quimo se transforma em quilo. A movimentação da massa alimentar ocorre por peristaltismo lento e limitado e também longos e rápidos. No intestino grosso, mais precisamente no cólon, ocorrem movimentos peristálticos, entretanto, esses recebem o nome de movimentos de massa. Esses movimentos garantem a preparação para o processo de defecação.

 

 

Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e voluntário do Lions Clube Mogi das Cruzes. 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News