Editorial

Desafios do inverno

21/06/2022 às 05:30
Atualizada em 21/06/2022 às 06:51.

A estação mais fria do ano começa hoje, mas já há alguns dias a queda nas temperaturas chama a atenção. A estimativa do Climatempo é de que neste inverno se tornem mais frequentes as passagens de massas de frio, mas nem todas tão rigorosas como a que chegou na segunda quinzena de maio. Porém, pode ser que uma onda semelhante atinja o país até o fim de julho. São situações tradicionais dessa época do ano, e que geram preocupações principalmente com a saúde e a vulnerabilidade social.

Como destacamos no fim de semana, a proximidade do inverno já aumentava a procura por atendimento nas unidades de saúde devido às síndromes respiratórias e também o crescimento dos casos de Covid-19. Os serviços de saúde precisam estar preparados para este período em que a procura aumenta, como foco especialmente em crianças e pessoas idosas.

Outra preocupação frequente é o acolhimento de pessoas em situação de rua. A crise econômica, agravada pela pandemia do novo coronavírus, piorou a situação financeira já precária de muitas famílias. A desigualdade é gritante. Um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), divulgado recentemente pela Agência Brasil, aponta que 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer no país.Tantas pessoas com fome e, por vezes sem um teto, nos mostra o gigantismo do desafio para alcançarmos, quem sabe um dia, uma sociedade que seja minimamente equânime.

Nessa perspectiva os serviços de acolhimento, como os oferecidos nas cidades da região, têm papel fundamental e já nas últimas semanas operavam perto de sua capacidade máxima para receber pessoas em situação de rua. Da mesma as campanhas do agasalho beneficiam milhares de pessoas e já arrecadaram mais de 50 mil peças na região.

Os desafios do inverno e todo o ano, porém, vão além da assistência social, e precisam incluir a geração de renda e emprego, educação, saúde, entre outros setores. Precisamos de um novo olhar para as pessoas em situação de vulnerabilidade, proporcionando a elas melhores condições de vida.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News