Editorial

Acessibilidade

22/06/2022 às 18:51
Atualizada em 22/06/2022 às 18:51.

Uma pesquisa rápida pela palavra acessibilidade traz como significado a facilidade na aproximação e no tratamento. No senso comum, a primeira coisa que vem à mente são rampas nas calçadas e no acesso aos serviços públicos, comércios e prestadores de serviços. Rampas que muitas vezes nem estão de acordo com as normas estabelecidas. Outro item comum são os banheiros adaptados. 

Por isso é preciso ir além e criar oportunidades para que as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida possam ocupar os espaços da cidade, o que também deve incluir o lazer e a cultura. Não se trata apenas da prioridade no estacionamento, também nem sempre respeitada, mas que todos possam ter acesso seja a um site para alguma consulta online, como também se deslocar tranquilamente de um ponto a outro das cidades, o que foi é difícil nos ônibus, mesmo acessíveis e adaptados.

Na edição de hoje destacamos o programa Cidade Acessível, do governo do Estado, realizado por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Uma iniciativa importante que já beneficiou Suzano com playground e academia adaptada, instalada no Parque Max Feffer, e pode atender mais cinco cidades, dependendo do processo dos convênios.

Entre os itens que podem vir para a região, também estão cadeira de trilha e vans. É muito importante investir também no lazer e garantir o direito de ir e vir das pessoas com deficiência, e ampliar cada vez mais essas oportunidades. No caso do mercado de trabalho, há as cotas para contratação e, nas matérias que fazemos semanalmente do emprego, sempre há vagas nos serviços de encaminhamento das cidades da região. Porém, é preciso a oferta de qualificação também para esse público.

E quando o assunto é acessibilidade, importante lembrar ainda das pessoas idosas. Amanhã, dia 24 de junho, é Dia Mundial de Prevenção de Quedas, data incorporada pelo Ministério da Saúde para alertar sobre o tema. A queda de idosos tem consequências sérias, que podem se agravar podem levar a morte. A acessibilidade deve contemplar a todos, sem distinção. 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News