Artigos

Saúde Funcional

Dr. Luiz Felipe Da Guarda
01/07/2022 às 05:30
Atualizada em 01/07/2022 às 07:24.
divulgação

luiz - FOTO: divulgação

O inverno chegou! São nesses dias frios que algumas dores, doenças e lesões são mais frequentes. Sempre importante praticar exercícios físicos, além de trazer grandes vantagens, apresenta um gasto calórico muito maior nessa época do ano, pois nesse período, o corpo precisa de maior caloria para manter seus órgãos vitais sem riscos.

Afinal a temperatura dos músculos esqueléticos, e principalmente as extremidades do corpo ficam mais frias, a atividade metabólica fica mais lenta, as dores musculares e articulares aumentam e ao movimentar o corpo de forma correta e supervisionada é possível manter a temperatura corporal estável, sendo um grande aliado na prevenção de doenças que costumam surgir no inverno.

As doenças circulatórias e respiratórias são mais frequentes e perigosas, por isso a necessidade de realizar um exercício físico com baixo impacto, personalizado e focando na necessidade e objetivo do individuo.

Com o frio, o corpo sofre com as baixas temperaturas e acontece a vasoconstrição periférica, o que favorece a concentração de sangue nas regiões mais centrais do corpo, deixando as extremidades mais frias.

Os nossos músculos e vasos sanguíneos se contraem para diminuir os efeitos da queda de temperatura, é durante essa contração que costumam ocorrer dores musculares e, em alguns casos, sempre é necessário fazer acompanhamento com fisioterapeuta de forma preventiva, realizando uma manutenção da saúde de forma generalizada. Já as dores nas articulações, são provocadas quando o líquido que auxilia a lubrificação das articulações, o qual chamamos de líquido sinovial, se torna mais espesso também em função do resfriamento corporal.

Para prevenir os incômodos musculares e as dores que aumentam, a melhor conduta é sempre o movimento corporal através de exercícios específicos para evitar lesões e maiores complicações. Ficar parado nunca será uma boa opção.

Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CMAPD) 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News