Artigo

Inflação

Cedric Darwin
07/07/2022 às 05:30
Atualizada em 07/07/2022 às 06:47.
divulgação

Cedric Darwin - FOTO: divulgação

A PEC Kamikaze vai piorar, e muito, nossa economia, que já é ruim. O governo federal vai injetar mais de R$ 40 bilhões na economia e isso pode parecer muito bom para quem vai receber, mas na verdade é ruim para todos. Durante a pandemia, bilhões de reais foram destinados ao Auxílio Emergencial de forma indiscriminada, sem qualquer controle, e o que observamos foi a mais forte pressão sobre os preços e a volta da inflação.

Em determinados períodos apenas supermercados estavam abertos e milhões de consumidores passaram a fazer estoque de mercadorias básicas, temendo um desabastecimento, e vimos o instantâneo reaparecimento do pior cenário na economia, a inflação descontrolada. Hoje, todos vivemos esse desastre econômico, mas, sempre, quem mais sofre seus nefastos efeitos são os mais pobres, justamente aqueles destinatários dos bilhões liberados.

Dinheiro precisa ter origem. De onde veem os bilhões que serão distribuídos para os mais pobres, caminhoneiros e taxistas. Qual será o efeito real dessa derrama de dinheiro? Certamente mais inflação. Não adianta distribuir dinheiro para um ilusório e temporário respiro se logo depois haverá um afogamento coletivo. Quem tem fome, tem pressa, mas sair distribuindo dinheiro de forma aleatória, além de gerar inflação, corrói o próprio benefício concedido.

No mais acaba em dezembro de 2022, em janeiro de 2023 não haverá mais fome? É claro que haverá e ela será maior e mais abrangente. Para quem é rico nada muda, mas para quem é pobre a situação vai piorar muito com o açoite da inflação. Não podemos esquecer que já convivemos com uma altíssima taxa de juros. Há redução de impostos, o que implica em menor arrecadação e possível déficit nas contas públicas.

A economia só se reorganiza com estímulo e a viabilidade da atividade econômica que gera empregos, renda e impostos, o que só ocorre com reformas administrativa e fiscal, e desburocratização, tudo o que não foi feito. Mas o que importa agora é o voto, a economia a gente vê depois.

Cedric Darwin é mestre em Direito e advogado.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News