Editorial

Fiscalização

15/07/2022 às 05:30
Atualizada em 15/07/2022 às 06:05.

A volta da fiscalização eletrônica em vias de Mogi das Cruzes, depois de quase um ano fora de operação, vai se concretizando aos poucos. Na próxima semana, como destacamos hoje, os equipamentos, que já vinham sendo instalados, começam a funcionar em 30 pontos da cidade, mas ainda sem a aplicação de multas, o que deve ocorrer somente a partir do dia 27 de julho.

Embora comumente associados a uma indústria de cobranças indevidas sobre a população - quem nunca ouviu a expressão "indústria da multa"?, a fiscalização por meio dos radares contribui, sem dúvida, para a segurança viária, contendo os excessos cometidos por muitos motoristas. É quando a dor atinge o bolso, e não deveria ser apenas assim, como já dissemos aqui, que os comportamentos se ajustam, especialmente quando o assunto é o trânsito.

A mudança, porém, pode ser ainda mais dolorida quando a imprudência ao volante provoca acidentes, que machucam ou até levam à óbito terceiros, familiares ou pessoas próximas. Não deveríamos precisar esperar pela tragédia ou a cobrança de multas para mudar nosso comportamento no trânsito.

Uma educação efetivamente voltada para a segurança no trânsito, não com ações pontuais, como ocorre no Maio Amarelo, dedicado ao tema, mas de forma permanente poderia contribuir para mudar a realidade que vivemos hoje, de desrespeito à legislação vigente.

Os mais afetados pelos excessos e a imprudência dos motoristas são principalmente pedestres e ciclistas. Não são raros, infelizmente os casos de atropelamento. Situações que mostram que precisamos o quão fundamental é a educação de motoristas de hoje e do futuro, atingindo também crianças e jovens, como cobrar investimentos no desenho da cidade para que ela seja ocupada por todos, motorizados ou não.

Planejamento que tem que ser feito não apenas por Mogi e as demais cidades do Alto Tietê, mas em todo o país. Questões que se complementam ao retorno dos equipamentos de fiscalização em vias mogianos, e certamente tornarão nosso trânsito muito mais seguro.

 

 

 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News