Otimismo e alerta

A gangorra do setor comercial continua em plena atividade. Depois de um longo período crítico em virtude das restrições provocadas pela pandemia de Covid-19 e de alguns lampejos de ascensão em determinadas datas fundamentais para as vendas, como Dia das Mães, dos Namorados e Natal, agora a epidemia de gripe registrada nos últimos dias em praticamente todas as regiões acendeu novamente o alerta das entidades classistas.

Na edição de ontem, uma reportagem abordando o crescimento das vendas no final do ano no comércio regional apontou um lado otimista dos lojistas e seus representantes. Para o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), o aumento real entre 3% e 5% no volume da comercialização de produtos ficou levemente abaixo de um índice esperado de 10%, mas foi satisfatório considerando todas as dificuldades encaradas pelo setor.

Por sua vez, a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) registrou um crescimento de 8% a mais em relação ao volume do ano passado, com destaque para os setores de vestuário, calçados, acessórios, brinquedos e supermercados, sob a motivação das ceias e festas de final de ano. A entidade atribui o sucesso nas vendas às campanhas promocionais desenvolvidas na época. A ACMC calcula ter movimentado mais de
R$ 8 milhões nas lojas participantes.

Preocupada também com os riscos iminentes de uma epidemia de gripe, a associação prepara campanhas de esclarecimentos sobre os cuidados sanitários neste período, também considerado como importante no calendário de vendas pelas características de promoções pós-Natal e Ano Novo.

Os registros de gripe impactam duas frentes do comércio: a primeira é o quadro de funcionários, que acaba ficando reduzido; de outro lado, estão os clientes. "Por causa da gripe as pessoas não saem para fazer compras ou se divertirem. Os comerciantes estão preocupados, pois agora que começaram as promoções, eles têm faltas diárias de funcionários", ponderou a presidente da entidade, Fádua Sleiman.

Em tempos difíceis, a receita de otimismo e alerta é infalível.

Deixe uma resposta

Comentários