editorial

Exemplo do IPVA

Fabio Miranda do Amaral
11/01/2022 às 05:30
Atualizada em 11/01/2022 às 05:30.

Começou ontem o prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em São Paulo com uma série de novidades neste ano. As principais ficam por conta do pagamento à vista neste primeiro momento do calendário, que terá um desconto de 9%, praticamente o dobro dos 5% oferecidos até o ano passado. Outra novidade importante para os donos de veículos foi a dilatação do parcelamento em até cinco vezes, lembrando que tradicionalmente o imposto era dividido em três mensalidades.

As mudanças propostas pelo governo do Estado são atraentes principalmente para o consumidor. Neste caso, foram consideradas as dificuldades de organização orçamentária provocadas pela pandemia do coronavírus, que afetaram boa parte da população, e um aumento médio de 10% no preço dos veículos usados, a maior fonte de arrecadação do IPVA. O objetivo imediato é louvável, pois oferece ao cidadão melhores condições de pagamento de um imposto bem elevado e que se acumula em um período curto no início do ano.

Pela ótica do Estado, as facilidades devem reduzir o índice de inadimplentes, que poderão diluir os pagamentos e melhor adequá-los aos seus recursos. Assim, o maior volume de arrecadação previsto pelo governo vai garantir melhores investimentos em infraestrutura. Da mesma forma, os municípios serão beneficiados, pois detêm 50% dos valores arrecadados com o IPVA. Na prática, as alterações devem ser positivas para todos os envolvidos com o imposto.

Desde o início da pandemia da Covid-19, muitas ações foram tomadas no sentido de aliviar os destemperos da crise econômica para o cidadão. Programas de prorrogação do vencimento de parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS) foram instituídas em 2020 por diversos municípios. O governo federal, por sua vez, abriu mão de impostos trabalhistas em benefício da sobrevivência de empresas. Em tempos de crise, ações que permitam um ganho de tempo no cumprimento de prazos ou de abatimentos de valores em impostos, como o caso do IPVA, serão sempre bem-vindas.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por