EDITORIAL

Consumo seguro

14/01/2022 às 05:30
Atualizada em 14/01/2022 às 05:30.

Há tempos as tarefas dos órgãos de defesa do consumidor deixaram de se limitar ao atendimento de casos de vendas de produtos não cumpridas ou na intervenção para a troca de equipamentos com defeito. Atualmente, as unidades do Procon espalhadas pelos municípios procuram se antecipar aos riscos de comercialização não garantida, fornecendo orientações aos consumidores sobre os cuidados para se evitar fraudes e dando dicas para o consumo saudável e seguro.

Em Suzano, o órgão iniciou o ano intensificando os trabalhos no município, fortalecendo vídeos orientativos nas redes sociais e realizando diversas fiscalizações. O Procon da cidade também começou a divulgar uma série de vídeos por meio do Momento Procon, publicado no Facebook e no Youtube da Prefeitura. Em paralelo, as equipes orientam os consumidores sobre a compra de material escolar e a atenção dos pais quanto à lista de itens exigidos, bem como a outras demandas.

A unidade de Mogi deu orientações nesta semana especificamente sobre a compra de material escolar, o principal foco neste momento de vendas. Segundo a unidade, a variação de preços pode chegar a 400%, dependendo do produto, por isso ressalta a importância do consumidor realizar pesquisas antes da compra. A Fundação Procon detectou um aumento de 16% no custo total da lista básica de itens escolares em relação a 2021.

É preciso dar uma atenção especial para as compras realizadas pela internet, prática que tem crescido bastante nos últimos anos. Sites suspeitos devem ser evitados e preços muito abaixo daqueles praticados pelo mercado são verdadeiras armadilhas para enganar o consumidor. Prazos de entrega e custos de frete devem ser avaliados pelos compradores, pois podem determinar a diferença entre uma boa oportunidade ou uma cilada.

Para o consumidor, o importante é saber que as unidades do Procon não apenas fiscalizam vendas e a qualidade dos produtos entregues, mas também dão orientações sobre os cuidados antes das compras e dicas importantes a respeito do consumo seguro. Todos precisam estar sempre alertas.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por