Aposta no futuro

Mais do que a obrigatória missão de subsidiar a geração de empregos nos municípios, as prefeituras do Alto Tietê estão preocupadas em criar alternativas e ampliar a abertura de vagas de trabalho com carteira assinada. A crise da falta de atividade formal, que já era bastante clara, aumentou consideravelmente com as restrições forçadas pela pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos. Apesar dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apontarem para o aumento do emprego no último ano, o avanço está longe de acompanhar o crescimento de uma população carente de trabalho fixo.

Essa preocupação está estampada na avaliação das autoridades municipais. "O ano de 2021 foi desafiador devido aos reflexos da pandemia e das medidas necessárias para seu enfrentamento. Mogi também sofreu este impacto, o que obrigou a administração a adotar medidas criativas, inovadoras e integradas para fomentar a economia", explicou o secretário mogiano de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

Em Suzano, o raciocínio vai pelo mesmo caminho. "Oferecer chances e criar praticidades para os moradores de Suzano é o nosso objetivo e este projeto é algo que temos muito orgulho em oferecer. Disponibilizamos vagas para todos os públicos dentro da legalidade para várias lojas, empresas, indústrias e prestadores de serviço, estando sempre prontos para ajudar", resumiu André Loducca, secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano.

De acordo com informações do programa Mogi Conecta, em 2021 foram contratadas 2.719 pessoas, além do encaminhamento de outras 32 mil para entrevista, ampliando as chances de empregabilidade dos mogianos. Em Suzano, atualmente, a Prefeitura disponibiliza cem vagas destinadas a jovens interessados em ingressar no mercado por meio do processo seletivo para o Grupo Madero.

As oportunidades estão surgindo em diversos setores de atividade, como comércio, indústria e serviços. Os jovens, por sua vez, precisam encarar as chances com seriedade, investindo em sua formação e projetando um futuro mais promissor.

Deixe uma resposta

Comentários